Thursday, February 9, 2012

Outside


Igreja de Santa Engrácia e Mosteiro de Santa Cruz (Panteão Nacional), Lisboa.




Vieram de todo o mundo, do Norte, do Sul, do núcleo da Terra, de galáxias distantes, e, inclusive, de uma ilha tropical. Algumas vieram de vassoura, outras usaram pós de perlimpimpim e ainda havia quem tivesse acesso à mais alta tecnologia e se desse ao luxo de poder usar o teletransporte. Muito fino o teletransporte, disse uma com sarcasmo, mas que desperdício de protões, atirou ela para o ar sem perceber patavina de física quântica. Uma outra, por princípio e porque lhe parecia mais ecológico, apanhou o comboio.

Era o último dia de Outubro. A reunião estava marcada para mais logo, à meia-noite em ponto. A congregação tinha escolhido como local de encontro aquela rua minúscula naquele bairro de ruas minúsculas e tortuosas porque, primeiro, era muito difícil uma pessoa se orientar dentro daquele labirinto. Até o melhor agente secreto desesperava perante tanta escadinha e pracinha e ruelazinha que ia dar a todo o lado e a lado nenhum. Era embaraçoso.

E em segundo lugar, aquele bairro era giro.

Como tinham tempo até à hora da reunião, foram dar uma volta e procurar a igreja e o mosteiro que tinham visto na bola de cristal. Diz uma, se nos perdermos fingimos que somos turistas e perguntamos o caminho às pessoas que moram aqui, elas gostam de turistas. Uma outra riu-se, porque tinha nascido com o dom da orientação e nunca, nunca se perdia.

Encontraram a igreja e o mosteiro, mas ficaram surpreendidas porque a igreja ainda não tinha sido terminada. Tanto tempo?, perguntaram. Séculos para acabar uma igreja?

Então fizeram piadas sobre a molenguice dos mortais comuns, mas logo a seguir tiveram pena deles e lançaram um feitiço para acabar o edifício. Os mortais comuns pensaram que era milagre e fizeram daquilo um monumento. Elas não pensaram mais nisso e regressaram à rua minúscula para se prepararem para a reunião.

Dizem que era um encontro de alta importância para o destino de todas as criaturas, mas, como nenhum agente secreto encontrou a rua minúscula perdida no bairro de ruas minúsculas, nunca se chegou a saber porquê.

No comments:

Post a Comment